Cadastre-se e receba nossas promoções por e-mail
 
Nacionais Internacionais Transatlânticos Temáticos Roteiros Terrestres



Brasil

Dicas

Veja abaixo dicas e informações para sua viagem:

1) Como é feito o embarque?
2) Quais documentos devo levar?
3) Como é feito o pagamento de despesas a bordo?
4) Como chegar ao Porto de Santos?
5) Bagagem
6) O que vestir?
7) E sobre as gorjetas?
8) Existe médico a bordo?
9) Alimentos e Bebidas
10) Quais atividades que acontecem durante o cruzeiro?
11) Há atividades para as crianças nos cruzeiros?
12) E os cassinos como funcionam?
13) O hóspede precisa desembarcar do navio todas as vezes que parar em um porto?
14) Há excursões durante o cruzeiro?
15) Podem ocorrer mudanças no itinerário?
16) Há lojas no navio?
17) Como posso me comunicar a bordo? A cabine tem telefone?
18) Tem internet no navio?
19) Existe serviço de despertador?
20) E os coletes salva-vidas?
21) Na cabine tem ar condicionado?
22) Posso levar equipamentos para recarregar?
23) O hóspede pode usar o ferro de passar?
24) Quais são as normas para fumantes?
25) Em caso de necessidade a quem devo solicitar ajuda?
26) Tem fotógrafos no navio?
27) É possível celebrar festas de aniversário a bordo?
28) Posso levar meu animal para o cruzeiro?
29) Quem é o capitão do navio?

1) Como é feito o embarque?
Normalmente o procedimento de embarque dos navios tem início 4 horas antes da partida. O passageiro deve dirigir-se ao balcão de check-in com o voucher e o documento de identificação original em mãos.

2) Quais documentos devo levar?
O passageiro tem a responsabilidade de atender às exigências legais quanto à apresentação de documentos nas viagens nacionais e/ou internacionais, sendo, em qualquer caso, indispensável os originais destes documentos, em bom estado. Não será permitido o embarque dos hóspedes que estiverem portando apenas cópias/xerox (ainda que autenticadas) de seus documentos.

Viagens Nacionais:
Brasileiros: adultos apresentar o RG ou documento de identificação válido no território nacional. Menores de 12 anos apresentar o RG ou a Certidão de Nascimento.
Estrangeiros: RNE ou passaporte com validade mínima de 6 meses (consulte sobre vistos)

Viagens internacionais:
Brasileiros: adultos ou menores - passaporte com validade mínima de 6 meses e visto de acordo com as exigências do(s) país(es) de destino. Para cruzeiros com destino ao Uruguai, Argentina e Chile, será aceito também o RG em bom estado com no máximo 10 anos de emissão.
Estrangeiros: passaporte com validade mínima de 6 meses e visto de acordo com as exigências do(s) país(es) de destino.

*Importante: o embarque de menor desacompanhado dos pais está sujeito à legislação vigente no Brasil. Consulte o juizado da infância e do adolescente.

3) Como é feito o pagamento de despesas a bordo?
O passageiro pode optar pelo pagamento através de cartão de crédito internacional ou em dinheiro (Dólar ou Euro). Se a opção for em dinheiro, o passageiro deverá efetuar um depósito que varia de US$ 200 a US$ 300 por cabine dependendo da cia de cruzeiro. Cheques pessoais e cartões eletrônicos (débito) não são aceitos.
Definido a forma de pagamento será entregue um cartão (Cruise Card) com o nome do hóspede e o número da cabine. Esse cartão será utilizado para todo consumo a bordo (bares, restaurantes, lavanderia, serviços médicos, salão de beleza, fotografias, etc), exceto cassino onde só é aceito dinheiro.
Na noite anterior ao desembarque será enviado à cabine um extrato com todas as despesas efetuadas a bordo com o Cruise Card. Se o extrato estiver correto e sua opção de pagamento foi através de cartão de crédito internacional, não é necessário se preocupar com mais nada. Se a opção foi através de depósito em dinheiro é necessário dirigir-se à recepção para acertar possíveis diferenças.

4) Como chegar ao Porto de Santos?
Carro:
Para quem vem pela estrada, Imigrantes ou Anchieta, em direção ao centro, um pouco antes da rodoviária, manter-se à direita e entrar na rampa cruzando por cima do túnel, continuar em frente e seguir pela Avenida São Francisco até o final na catedral. Virar (obrigatoriamente) à direita e depois à esquerda no segundo semáforo, seguindo as placas “Porto”, até o terminal de passageiros, que está no armazém 25.
Para quem vem pelas praias do Gonzaga, Embaré, Ponta da Praia, Ferry boat do Guarujá, seguir em direção ao centro pelo porto, continuar por aproximadamente 3 km até o armazém 25 onde está o terminal de passageiros.

Transfer:
As cias de cruzeiro oferecem o serviço de traslado ao porto de Santos saindo dos Aeroportos de Cumbica e Congonhas além de pontos estratégicos de São Paulo. O serviço deve ser agendado com antecedência e normalmente é cobrado à parte. Consulte os locais de saída e valores de cada cia marítima. A Navega Turismo também pode reservar vans, micro ônibus e ônibus exclusivos para sua família ou seu grupo.             

5) Bagagem
As malas deverão ter a etiqueta de identificação da cia de cruzeiro mencionando o nome do hóspede, navio e número da cabine. As bagagens deverão estar devidamente lacradas com um cadeado de segurança. Objetos considerados delicados, pessoais e de valor devem ser transportados somente na bagagem de mão.

Embarque:
No porto dirija-se ao armazém de bagagem e entregue as malas a um dos funcionários da cia de cruzeiro que estará uniformizado e identificado com crachá.
A bagagem será entregue diretamente na sua cabine por ordem de embarque. Sugerimos que leve na mala de mão trajes de banho caso queira começar aproveitar a piscina antes mesmo de sua bagagem chegar à cabine.

Desembarque:
Na noite anterior (em torno de meia-noite) ao desembarque deixe sua bagagem na porta da cabine. O camareiro de sua cabine lhe entregará etiquetas coloridas conforme ordem de desembarque. Os funcionários do navio se encarregarão de desembarcar a bagagem que estará disponível após o portão de saída. Sugerimos colocar etiquetas ou fitas que diferencie sua mala das outras, além de uma etiqueta com seus dados pessoais. Mantenha com você os objetos de valor, como jóias, câmeras fotográficas, entre outros.
 
6) O que vestir?
Durante o dia use roupas leves, bermudas, shorts, maiôs e biquínis. Tenha cuidado e use camiseta ou saída de banho nas áreas internas do navio e use calçado confortável. Leve ao menos dois trajes de banho para que você tenha sempre uma peça seca. Para a noite de gala, de alguns navios, recomenda-se para os homens o uso de terno escuro e para as mulheres traje social.

7) E sobre as gorjetas?
Os funcionários dos bares, restaurantes e camareiros, normalmente retiram seu salário da gorjeta. Os demais tripulantes recebem salário.
Gorjetas pagas a bordo: os valores são calculados pela duração do cruzeiro. Normalmente as cias de cruzeiro sugerem de US$ 5 a US$ 10 por dia por passageiro.
Gorjetas pré-pagas: Algumas operadoras de turismo já incluem as gorjetas no valor de seu cruzeiro. Se este for o caso, então você não terá com o que se preocupar.
Você também terá a liberdade de dar uma gorjeta a algum tripulante específico. Neste caso entregue pessoalmente.

8) Existe médico a bordo?
Há um centro médico a bordo dos navios. Em caso de emergência entre em contato com o escritório de informações. Os hóspedes que necessitam de medicamentos específicos devem levá-los para a viagem.
Em caso de mal estar por causa do movimento do navio, o médico de bordo indicará o medicamento apropriado. Consultas e medicamentos serão cobrados em dólar e à parte.
Sugerimos a aquisição de um seguro viagem. Os gastos eventuais a bordo serão reembolsados pela seguradora.

9) Alimentos e Bebidas
De acordo com as normas sanitárias, é proibido o consumo a bordo de alimentos e bebidas (águas, refrigerantes, bebidas alcoólicas, etc) adquiridos fora do navio. A equipe responsável pela segurança do navio está autorizada a recolher referidos volumes e devolvê-los aos passageiros no final da viagem durante o desembarque.

10) Quais atividades que acontecem durante o cruzeiro?
Diariamente é entregue na cabine um jornal com dicas e horários de todas as atividades que acontecem no navio. Nesse jornal também são disponibilizadas informações sobre os portos de escala.

11) Há atividades para as crianças nos cruzeiros?
Sim, a maioria dos navios oferece programas supervisionados para crianças e adolescentes. Com atividades como, esportes, filmes e vídeo games, as crianças se divertem enquanto seus pais descansam ou aproveitam as atrações do navio.

12) E os cassinos como funcionam?
Ficam fechados enquanto estiverem no porto. No cassino o hóspede deverá usar dinheiro e não o cartão.

13) O hóspede precisa desembarcar do navio todas as vezes que parar em um porto?
Não, ele pode continuar participando de alguma atividade que esteja acontecendo no navio. A rotina de refeições e atividades permanece inalterada, mesmo quando o navio está visitando um porto.

14) Há excursões durante o cruzeiro?
Sim. Os navios organizam excursões nos portos, mas você também pode obter esse serviço em terra. A vantagem de comprar excursões a bordo é a facilidade e a segurança do serviço prestado. As excursões saem assim que o navio chega a um porto e após a liberação pelas autoridades locais.
Na cabine o turista encontra o formulário das excursões com a descrição dos passeios em cada porto.

15) Podem ocorrer mudanças no itinerário?
Sim, todos os itinerários de cruzeiros estão sujeitos a mudanças. A segurança dos passageiros é a prioridade principal para as cias de navios. Em raras ocasiões como: condições climáticas ou distúrbios da ordem podem exigir alterações de itinerário. Nestas situações, a tripulação do navio e seu comandante farão o possível para visitar outros portos alternativos.

16) Há lojas no navio?
Nos navios maiores o passageiro encontra uma variedade de lojas conhecidas como free-shops que vendem roupas, perfumes, acessório, jóias, tabacaria e bebidas.

17) Como posso me comunicar a bordo? A cabine tem telefone?
Você pode receber e fazer chamadas do navio usando o telefone da cabine. As ligações são feitas via satélite e cobradas em dólar. Consulte os valores das ligações a bordo. Os números de telefones encontram-se na ficha técnica de cada navio.

18) Tem internet no navio?
Sim

19) Existe serviço de despertador?
Todo navio possui serviço de despertador. Basta ligar para a recepção e solicitar. Alguns navios oferecem esse serviço automaticamente através do aparelho de telefone na sua cabine.

20) E os coletes salva-vidas?
Estão à disposição dos hóspedes no armário da cabine. São equipados com luzes que se ativam ao contato com a água e com um apito.

21) Na cabine tem ar condicionado?
Os navios têm um sistema central de ar condicionado que permite ao hóspede desfrutar de uma temperatura agradável durante todo o cruzeiro.

22) Posso levar equipamentos para recarregar?
A maioria dos navios oferece tomada de 110v e 220v em todas as cabines. Em caso de dúvida pergunte ao seu camareiro ou na recepção do navio.

23) O hóspede pode usar o ferro de passar?
Por questões de segurança é proibido, por leis internacionais, o uso de ferros de passar roupa nas cabines (perigo de incêndio). Qualquer roupa a ser passada/ lavada deve ser entregue a lavanderia através do seu camareiro. Este serviço não costuma ser caro.

24) Quais são as normas para fumantes?
Para o conforto dos hóspedes, é proibido fumar a bordo na maioria das áreas dos navios e cabines (com exceção das cabines com varanda). Entretanto para proporcionar um ambiente a bordo que satisfaça também os fumantes, os navios designam áreas adequadas em muitos dos seus salões e nos ambientes abertos.

25) Em caso de necessidade a quem devo solicitar ajuda?
Os navios dispõem de uma recepção que funciona durante as 24h, com pessoal que fala e entende perfeitamente o nosso idioma. Em caso de necessidade de qualquer ordem, não hesite em dirigir-se até lá (fica no lobby de entrada do navio).

26) Tem fotógrafos no navio?
Todo navio tem fotógrafos a bordo que irão tirar a sua foto durante o cruzeiro. A compra das fotos não é obrigatória. Elas são colocadas em display em um salão para que você possa escolher e comprar a foto que quiser.

27) É possível celebrar festas de aniversário a bordo?
Se você vai celebrar um aniversário a bordo, informe o maitre do restaurante.

28) Posso levar meu animal para o cruzeiro?
Não. Os navios não permitem a presença de animais.

29) Quem é o capitão do navio?
O capitão é a autoridade máxima dentro do navio e tem total responsabilidade de zelar pela segurança de seus passageiros e tripulação.


Visa Mastercard

© 2010 Navega Turismo. Todos os Direitos Reservados.
Avenida Dr Altino Arantes, 408 - 1º Andar - Vila Mariana - São Paulo - SP - Cep 04042-002